Em dezembro/2019 o Conselho Nacional de Educação - CNE, publicou a Resolução 02/2019 que define Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de formação de professores, também conhecida como Base Nacional de Formação de Professores _x0096_ BNC-FP. Por entender que tais diretrizes interferem na autonomia das universidades, faculdades e institutos e têm consequências nefastas para os cursos, como por exemplo, a descaracterização dos cursos de licenciatura, e, por tabela, nos cursos de bacharelado, apresentamos algumas reflexões que ajudam a entender o impacto que essa normativa poderá causar na formação dos professores de História no Brasil.
Nesse sentido, a Associação Nacional de História- ANPUH-Brasil, na luta em defesa dos cursos de licenciatura em História, endossa o posicionamento defendido pelo Fórum de Graduação da ANPUH-Brasil em setembro de 2021 e vem a pública posicionar-se contra a essa resolução que desqualifica e desvaloriza a formação docente.
Acesse aqui o documento que explica o que precisamos saber sobre os impactos da BNC-FP sobre os cursos de graduação em História (licenciatura e bacharelado).
https://anpuh.org.br/images/ANPUH/Forum_de_Graduacao/ANPUH%20RESOLUCAO%2002_2019_CARTILHA.pdf
Fonte: https://anpuh.org.br/index.php/2015-01-20-00-01-55/noticias2/noticias-destaque/item/6681-nao-a-resolucao-n-02-2019
