Ilmos. e Ilmas. colegas,
Apresentamos a candidatura de nossa chapa para a diretoria no biênio 2020-2022 da Anpuh/RS. Conclamamos todos e todas a votar, pois é importante a participação do maior número possível no pleito.
A proposição da candidatura foi movida pelo desejo e objetivo de dar continuidade ao trabalho que vem sendo historicamente realizado pelas direções passadas. É fundamental prosseguir com as ações agregadoras de acolhida e incentivo às diversas iniciativas de nosso corpo associativo como um todo, do que os encontros regionais são a melhor expressão, bem como apoiando as suas ações individuais e coletivas, em especial das Comissões e Grupos de Trabalho que nos compõem.
Além disso, é importante marcar que concebemos a Anpuh como uma agremiação que tem um duplo caráter, é um coletivo que reúne cientistas, pesquisadores e professores de História que aqui têm a oportunidade de discutir, divulgar, socializar seus estudos e expertises, e é também uma associação de classe, tendo portanto a função política mais ampla de defender os interesses de nossa área e categoria. Não somos um grupo de diletantes amadores, nada contra eles, pelo contrário, mas nós somos um grupo profissional que vive para a História na condição de viver de História, necessariamente e originalmente engajado na defesa de nossos modos de produção e exercício de atividades. Enfim, somos ciosos da autonomia de, mesmo divergindo, decidirmos por nós mesmos as questões que envolvem nossos saberes e fazeres especializados. É pois com muita preocupação que hoje vemos as áreas de História e afins serem bombardeadas por apedeutas e sacripantas de todos os tipos, inclusive fascistas, racistas e machistas, que não se escondem mais em porões obscuros ou recantos insalubres da internet, mas estão por aí às claras espalhando seu rancor e recalque temperados com altas doses de explícito oportunismo.
Nossa gestão será engajada na luta propositiva de fazer prevalecer nossos interesses coletivos no mundo da vida e, ao mesmo tempo, de resistência contra o avanço do fascismo, do racismo, do machismo e outras formas mais ou menos camufladas de autoritarismos que colocam em risco a sociedade como um todo, bem como os nossos lugares de produção, reprodução, crítica e dispersão de conhecimentos conquistados a muito custo pelos que vieram antes.
Desde já agradecemos a confiança de todos e todas.
Cordialmente,
Candidatos:
Presidente: Luiz Alberto Grijó (UFRGS)
Vice-Presidente: Alba Cristina Couto dos Santos Salatino (IFRS-Restinga)
1.º Secretária: Rosane Marcia Neumann (UPF)
2.ª Secretário: Marcelo Vianna (IFRS-Osório/UNISINOS)
1.ª Tesoureira: Marluce Dias Fagundes (UNISINOS)
2.º Tesoureiro: Douglas Souza Angeli (UFRGS)
