Memorial do Judiciário prepara Exposição e atividades para a
Semana Nacional de Museus
O Memorial do Judiciário do RS participará com inúmeras atividades da 13ª Semana Nacional de Museus, realizada em todo o país de 18 a 24 de maio, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus _x0096_ IBRAM. O tema de 2015 é "Museus para uma sociedade sustentável". Com os eventos, pretende-se contribuir para a reflexão do papel do Judiciário para a construção de uma sociedade sustentável, apresentando à sociedade as ações adotadas.
Entre as atividades previstas estão dois painéis, um sobre a sustentabilidade nas edificações da Justiça Estadual e o outro sobre como as questões ambientais têm sido olhadas pelo Poder Judiciário estadual:
Dia 19 de maio, terça-feira, a partir das 9h, será apresentado o case ´A Sustentabilidade dos Edifícios do Poder Judiciário´, pelo Engenheiro Civil Alcimar Andrade Arrais e o Arquiteto Jean Clair Osés, ambos do Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJRS, setor responsável pelos projetos dos edifícios dos Foros Judiciais e outros, e o acompanhamento das obras. E a Juíza de Direito Cíntia Mua, do Sistema de Gestão Ambiental/SGA/Ecojus, do TJRS, falará sobre as atitudes concretas da Administração do TJ, Magistrados e servidores, na busca por ações do dia-a-dia da Instituição no sentido do combate ao desperdício e práticas ecológicas. Um representante do Grupo de Edificações e Comunidades Sustentáveis da Faculdade de Engenharia da UFRGS participará com observações e sugestões.
No sábado, 23 de maio, a partir das 14h30min, o tema será ´As Questões Ambientais em retrospectiva no Judiciário´. Participarão com exposições a Juíza de Direito Patrícia Antunes Laydner, do SGA/Ecojus e Doutoranda em Direito Ambiental pela Faculdade Jean Monnet da Universidade París-Sud, que abordará ´A Evolução da Questão Ambiental no Âmbito do Poder Judiciário´, e a Professora Elenita Malta Pereira, Coordenadora do Grupo de Trabalho História Ambiental da ANPUH/RS e Doutoranda em História na UFRGS, sobre ´As Questões Ambientais nas Fontes do Judiciário´. Como debatedor, atuará o Desembargador Otávio Augusto de Freitas Barcellos, integrante da 15ª Câmara Cível do TJRS e especialista em Direito Ambiental. O Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, Diretor do Memorial do Judiciário, será o coordenador da mesa dos trabalhos.
Todas as atividades serão no Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Porto Alegre. A entrada aos painéis de 19/5 e de 23/5 é aberta aos interessados. Será fornecido certificado a quem solicitar. As inscrições podem ser realizadas no próprio local do evento.
