COLEÇÃO ANPUHRS
EDITAL 2010-2012
1. IDENTIFICAÇÃO
A Coleção ANPUH-RS é uma linha editorial da Associação Nacional de História _x0096_ Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS).
2. OBJETIVOS
São objetivos da Coleção ANPUH-RS: propiciar uma alternativa de publicação de pesquisas históricas; divulgar a produção historiográfica sul-rio-grandense e de interesse dos associados; estimular a pesquisa e o debate histórico.
3. CARACTERÍSTICAS
A Coleção ANPUH-RS edita, no mínimo, uma obra por gestão, a cada dois anos. Os trabalhos publicados consistem em: teses de doutorado inéditas e de autoria de associado da Seção ANPUH-RS, defendidas após janeiro de 2009; traduções de obras inéditas em português e de reconhecida relevância para a compreensão da História do Rio Grande do Sul; obras esgotadas e de domínio público; documentos.
4. PUBLICAÇÃO
A responsabilidade administrativa da Coleção é da Comissão Executiva. Os originais deverão seguir as normas e os padrões estabelecidos pela Comissão Executiva, que escolherá a editora (em caso de parceria), gráfica, tipo de edição e definirá o número de exemplares a serem impressos, bem como a cota recebida pelo autor a titulo de direitos autorais, que este cede sem ônus futuros à ANPUH-RS.
5. ORGANIZAÇÃO
A organização fica a cargo da Comissão Executiva e da Comissão Editorial, cujas atribuições são apresentadas a seguir.
5.1. Comissão Executiva
É composta pela diretoria da ANPUH-RS em exercício, tendo como competências: propiciar as condições para a manutenção da regularidade da coleção; representar a Coleção nos foros pertinentes; divulgar a Coleção nos âmbitos adequados; estabelecer e reformar as normas de publicação; divulgar o calendário relativo à proposição de obras para avaliação pela Comissão Editorial; estabelecer os critérios de avaliação das propostas de publicação a serem utilizados pela Comissão Editorial; receber as propostas de publicação e encaminhá-las para avaliação da Comissão Editorial; elaborar o relatório de publicações por ocasião da prestação de contas da Diretoria da ANPUH-RS; deliberar sobre os casos omissos deste regimento.
5.2. Comissão Editorial
É composta por três membros, de diferentes instituições de ensino superior do estado do Rio Grande do Sul, indicados pela Diretoria da ANPUH-RS. Estes membros devem possuir título de Doutorado em História e conhecimento da produção historiográfica sul-rio-grandense em geral, assim como nas suas respectivas áreas temáticas. Caberá à Comissão Editorial ler na integra todos os trabalhos enviados pela Comissão Executiva e selecionar, em prazo contratual estabelecido, a(s) obra(s) a ser(em) publicada(s).
6. PROJETOS DE PUBLICAÇÃO
Poderá encaminhar projeto de publicação, desde que essa se enquadre nas categorias descritas no item 3, qualquer associado da Seção ANPUH-RS, cuja filiação tenha sido feita há, no mínimo, quatro anos. O associado ainda deve estar em dia com o pagamento das duas últimas anuidades (ano vigente e ano anterior) até a data limite para o envio de proposta do edital de publicação corrente,
Será aceita apenas uma proposta por associado. À Comissão Executiva cabe a escolha de, no máximo, dois projetos por gestão. Os originais não serão devolvidos, passando estes a compor o acervo da ANPUH-RS ou de instituição pública por ela designada.
As propostas de publicação deverão ser encaminhadas à ANPUHRS, impreterivelmente até 30 de setembro de 2011 (data de postagem) para o seguinte endereço:
Associação Nacional de História _x0096_ Seção Rio Grande do Sul
Coleção ANPUH-RS Edital 2010-2012
Rua Caldas Júnior, 20 _x0096_ Sala 24 _x0096_ Centro
Porto Alegre _x0096_ RS _x0096_ 90001-970
7. DISPOSIÇÕES GERAIS:
Os autores que submeterem seus projetos de publicação para a Coleção ANPUH-RS concordam de antemão com as normas aqui estabelecidas, reconhecem como soberanas as decisões da Comissão Editorial acatando o resultado final de seu processo de seleção e escolha para a publicação.
Os originais deverão ser enviados à ANPUH-RS da seguinte forma: a) nos casos de teses e propostas de publicação de documentos: originais em três vias, sendo três impressas e outras três em meio digital (CD ou DVD-ROM), obedecendo às regras da ABNT; b) nos casos de propostas de reedição ou tradução: três cópias da obra original, projeto justificando a relevância da publicação, em três vias, sendo três impressas e outras três em meio digital (CD ou DVD-ROM), obedecendo às regras da ABNT.
Os originais não deverão exceder 400 páginas e não deverão conter ilustrações coloridas. O texto deve ser apresentado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Eles devem ser apresentados em três vias impressas e três vias em formato digital, sem o nome do proponente, que deverá se identificar apenas na carta de apresentação do projeto com o título da obra, seu nome, filiação institucional, endereço, e-mail, telefones de contato. Os exemplares receberão um número que os identificará para encaminhamento à Comissão Editorial.
Em caso de empate entre dois ou mais projetos, será realizado um sorteio na sede da ANPUH-RS, com a presença de representantes da Comissão Executiva e Comissão Editorial, entre as obras aprovadas com pareceres favoráveis, para a escolha daquele que será publicado na Coleção ANPUH-RS.
A Comissão Executiva se reserva o direito de eliminar e não enviar o projeto a Comissão Editorial, quando esse se afigure de publicação muito dispendiosa pelo excesso de ilustrações, mídias visuais ou sonoras anexas, ou citações que exijam tradução. As imagens devem ser de domínio público ou previamente autorizadas por escrito, devendo sua fonte ser corretamente indicada.
O resultado será comunicado por e-mail e correspondência ao associado para que se proceda à assinatura de um contrato de publicação da obra. Não serão considerados projetos enviados fora do tempo hábil e das normas estabelecidas no presente edital. Os casos omissos serão julgados pela Comissão Executiva que é a última instância decisória.
Maiores informações poderão ser solicitadas pelo e-mail:
Diretoria e Conselho da ANPUH-RS.
Gestão 2010-2012
Porto Alegre, 24 de agosto de 2011.
